Jean-Claude Brisseau

Jean-Claude Brisseau e as últimas imagens de um mundo

savates3

Brisseau, artista maior da história de uma arte (que desaparece), tomou os cinemas do CineSESC. Foram duas semanas de diversão e lágrimas, na definição do amigo Leandro, um “épico”. Não poderia ficar sem registro aqui, mesmo que Brisseau seja um desafio para aqueles que ousam escrever sobre cinema. Sua arte, bem como essa imagem, é pincelada sobre uma realidade bruta. Brisseau fala de coisas ocultas, poderosas, as quais muitas vezes o homem não é capaz de lidar, a máquina infernal, como fala-se em Anjos Exterminadores. E fala também do proletário, sem vulgaridade, seu cinema pode parecer alcançar um outro mundo, tamanha precisão e emoção que som e imagem produzem, mas está sempre reproduzindo este mundo.

Um desafio para aquele que tanto gosta de definições. De Bruit et fureur, Les savates du Bon Dieu, Boda Branca: filmes realistas ou sobrenaturais? Existe mesmo alguma barreira entre os mundos? O puro é avesso do cinismo. Tudo aquilo que caminha sobre o mundo mas o homem não sabe lidar é fonte de risadas para uma plateia que já não sabe mais ver.
E concedo que há muito bom humor em Brisseau, especialmente nos Savates, mas também em momentos de outros filmes.

1369077_165294410339720_594199657_n

O príncipe africano que protege o casal de proletários brancos. Ele, um sujeito tocado por Deus, pode não ler o futuro, mas sabe de tudo. Fred, o proletário, não sabe de nada, mas é doce, como aponta o príncipe. Brisseau dá suas pinceladas buscando as imagens eternas, como o sorriso de Sandrine. E todos eles, mesmo Fred, cuja natureza segue sendo no coração e na mente um menino de 4 anos, personagens dotados de uma beleza pura, arriscada, libertadora. Les savates du Bon Dieu, o filme que protagonizam, é a evidencia de que Brisseau é um artista que ousou tocar o divino.

Advertisements
This entry was posted in Cinema. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s