Dois dias, uma noite

Marion Cotillard procura convencer mais um trabalhador a abrir mão de seu bônus em Dois dias, uma noite, dos Dardenne.

Marion Cotillard procura convencer mais um trabalhador a abrir mão de seu bônus em Dois dias, uma noite, dos Dardenne.


Há um lado dos filmes dos irmãos Dardenne que cativa a seu projeto estético, uma vez que são um caso pouco usual num cinema contemporâneo, produzindo filmes que de fato tem uma percepção de classe. Por outro viés, eles não trazem absolutamente nenhum interesse em tentar construir algo que desafie, de fato, o seu cinema usual.

Em O Garoto da Bicleta existia uma pulsão, um descontrole que tomava conta do universo ao redor do protagonista, algo que norteava e dava sentido ao habitual câmera colada a nuca de seus personagens. Cá, tentando se aprofundar na depressão que angustia a existência da personagem de Marion Cotillard, não estou certo se de fato conseguiram fazer um encontro autêntico da sua estética a personagem. Seus altos e baixos, não alteram o peso do que se encena. Há a bondade quase angelical de seu marido, há a condição social precária que assombra o drama central dos personagens, mas tudo parece passar ali, como a tristeza incontrolável de sua personagem, num mesmo tom.

Até mesmo os repetitivos figurinos da Marion Cotillard me pareceram até um tanto reducionistas, tirando um pouco da força de presença que Marion tem. Como os Dardenne operam milagres no mundo caótico que representam, mais uma vez a tragédia em que se submete a protagonista a redime e aponta um caminho de sobriedade a ela. Como o menino que aprende o preço de um filho ou a obstinação da ‘mãe’ que se recusa a desistir do menino descontrolado, suas parábolas sempre levam para algum tipo de redenção espiritual. Só não estou tão certo se me venderem muito bem o real sentimento da depressão.

Advertisements
This entry was posted in Cinema. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s